domingo, 21 de fevereiro de 2016

Crítica: "STRAIGHT OUTTA COMPTON - A HISTÓRIA DO N.W.A." (2015) - ★★★★


Não vou mentir: eu adoro o Oscar. Cresci acompanhando o prêmio e sempre fui muito obcecado com as edições, os indicados, os vencedores, a hierarquia, e etc... O Oscar foi intensamente presente no meu desenvolvimento cinéfilo, e desde que me entendo por viciado em cinema sou apaixonado de coração pela premiação, um amor inestimável e quase que obsessivo. É claro, há edições maiores e há edições menores, há justiças e há injustiças, mas tudo faz parte da natureza dos Prêmios da Academia. É realmente difícil designar o Oscar 2016, porque essa parece ser a edição mais complicada em muito tempo, provavelmente desde o Oscar... Desde o Oscar... Não sei, nunca houve uma edição como o Oscar 2016, tão imprevisível e previsível, tão justa e injusta ao mesmo tempo. E não que não houve edições anteriores assim, afinal, todo ano há justiça e há injustiça (é inevitável), mas o Oscar 2016 é excentricamente singular, um caso à parte. Picuinhas de um lado e do outro, muito se falava em Straight Outta Compton - A História do N.W.A., principalmente como um forte concorrente à categoria de Filme. Passa Globo de Ouro, passa isso, passa aquilo, chega o dia do anúncio dos indicados e Straight Outta Compton placa apenas 1 indicação: Roteiro Original.

Tentei ver o filme umas 3 ou 4 vezes só nesse mês mas de uma forma ou de outra era desencorajado. Fevereiro está sendo um mês difícil de segurar. E a promessa de ver todos os filmes do Oscar continua em débito. Março vai ficar bem sobrecarregado, pelo jeito. Mas, enfim, o que foi Straight Outta Compton? "É um filme da hora", disse um. "É filme de gângster", disse o outro. "Merece ser visto", bradou a crítica especializada. Tá, mas o que é Straight Outta Compton? É bom? Sim. Vale a pena? Certamente. Todo mundo vai gostar? Filhão, gosto não se discute, mas é um filme que tende a agradar a grande maioria de espectadores. E, mesmo assim, a reação é diferente a cada espectador que vê.

"Straight Outta Compton". What the hell does that mean, at all? "A História do N.W.A.". Ah, sim, ajudou muito. Eu, até esse filme, não conhecia o grupo N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes). Do grupo, eu só conhecia mesmo o Ice Cube, isso porque o Cube também é ator (pra ser sincero, eu nem sabia que o Ice Cube era um rapper, ou tinha passagem na música). O filme é basicamente sobre esse grupo de rap, que foi um dos mais influentes do gênero. Eram cinco: o Ice Cube, Eazy-E, Dr. Dre, MC Ren e DJ Yella. O grupo se formou no fim da década de 80 e se estabeleceu em meados dos anos 90. O sucesso foi rápido. Nas canções do grupo, estão contextualizadas a denúncia ao estilo de vida da comunidade onde os músicos cresceram e a sempre onipresente crítica ao sistema.

O desenrolar da história é deveras fascinante. Straight Outta Compton - A História do N.W.A. é um retrato único. O diretor F. Gary Gray empresta a sua competência a uma trama dilacerante e incrivelmente bem-feita. O elenco revelação é impressionante. Se merecia uma indicação a Melhor Filme: por que não? Se fosse, acharia até bem-vindo. Mas, enfim, sendo ou não indicado ao Oscar, Straight Outta Compton é um grande filme, e é isso que importa. Eu gostei. Pelo menos mais do que poderia sonhar. É um trabalho bastante especial e que merece mais atenção.

Straight Outta Compton - A História do N.W.A. (Straight Outta Compton)
dir. F. Gary Gray - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário