Que decepção! Poxa, tantas expectativas ao ver que Colin e Nicole estavam juntos num novo filme, depois do fracasso de Uma Longa Viagem, mas no final desta sessão, o que encontro é uma película definitivamente pior do que a citada, o que é desconcertante. É quase histeria ver o número de filmes ruins que Nicole Kidman protagonizou de uns tempos pra cá. Tão talentosa... Uma pena. Sinceramente.
Com um início esperançoso, mas com um final idiota, Antes de Dormir também é sem-graça, parado, indiferente, resumindo: um belo dramalhão. Um dos piores já vistos ultimamente, confesso. Não estou com raiva. Estou decepcionado, até por que a trilha sonora e a fotografia "salvaram", voltando a repetir, entre aspas, o terror que esse não-sei-qual-é-a-droga-do-gênero seria. Afinal, sei lá se é terror, romance, drama, suspense, thriller, ação, aventura, tragicomédia, enfim, só sei mesmo que a confusão é imensa, e que quase nada é possível compreender da triste adaptação do best-seller Before I Go To Sleep. Não sei se o romance é como o filme: fresco, mas é certo de que alguma coisa dele saiu, afinal, além de fracassado, nem na bilheteria foi bem, tanto que sua passagem aqui nos cinemas nacionais foi bem curta.
Responsáveis pelo fracasso, não culpo Kidman nem Firth, ambos confortavelmente excepcionais em seus papéis, ridicularizados pela pobre trama abordada; nem ao menos vou culpar a adaptação, já que afinal, nem li o tal best-seller. O sujeito a quem devo pedir satisfações é Rowan Joffé, completamente contrário à pessoa que o gerou, a que parece esfregar o nome do pai na lama ao incompetentemente assinar direção e roteiro deste flácido filme. Rowan perde a chance, talvez, de ser um Roland. Elementos avulsos e incógnitas, quase transparentes ou algo do tipo, foram indignadamente utilizados para montar uma teia embaralhada que estraga o bom clima que a história cria.
Além disto, Kidman e Firth, um motivo que já mencionei anteriormente, realizam aqui sua segunda (vergonhosa) parceria, que desta vez errou o ponto. Mais uma vez diferentemente de Uma Longa Viagem, eles se perderam na convulsiva vulnerabilidade de seus personagens e conduziram-os de forma um tanto quanto repulsiva, para não dizer outra palavra, tanto como demasiadamente lírica. Só sei que foi bem desagradável vê-los em tais interpretações, por mais boas que fossem, excedidas da tão essencial química.
Olha... É melhor parar por aqui. Fazia um bom tempo que a insatisfação não me subia à cabeça como desta vez. Um longo tempo. Bem, acredito que é só. Antes de Dormir ridiculariza e humilha o thriller com uma invenção banal e desapontadora de seu barato roteiro que apenas tem como função retardar a evolução do tão querido gênero. Decepção total.
Antes de Dormir (Before I Go To Sleep)
dir. Rowan Joffé - ★★

Nenhum comentário:
Postar um comentário