domingo, 15 de setembro de 2019

O VIRGEM DE 40 ANOS (2005)


Provavelmente o melhor filme do Apatow, em que ele explora o universo cômico da masculinidade, a imaturidade, as obsessões masculinas, os preconceitos e a iminência sexual do homem hétero, que coloca o sexo no centro de todas as suas fixações, e ao mesmo tempo aborda-se isso com um personagem que parece estar desintegrado das "obrigações" da masculinidade, já que ele nunca fez, e seus amigos tomam como missão fazê-lo perder a virgindade para que ele se torne um "homem de verdade".

Apatow traz um olhar escrachado, cômico, e surpreendentemente não exagerado de como a vida adulta e a sexualidade coexistem e, de certa forma, como o comportamento obsessivo do homem cria uma certa convenção em torno da masculinidade, de como ela é medida, do que a torna válida, de como ela se torna quase obrigatória, da infantilidade que surge nesse comportamento. O filme mostra, mas não quer encaixar o personagem nessa condição, justamente rindo de como as convenções masculinas, tão presentes, tornam-se infantis, risíveis, chulas. O personagem do Carell se apaixona por uma mulher na tentativa de simplesmente perder a virgindade com quem quer que seja, na visão dos seus colegas. A escolha do filme é celebrar o sentimento, o encontro desse homem não apenas com a sexualidade, mas também a conexão romântica, sem intoxicar algo que é tão pessoal e íntimo para duas pessoas com as convenções, os preconceitos de como um homem deve se portar em relação à sua vida sexual, ao amor romântico e à sua própria masculinidade. E eu acho que esse filme é meio genial fazendo isso.

Gosto de todo o elenco (atuação incrível do Carell), e de como o filme usa a comédia para explorar assuntos que, com o humor, ficam até mais leves de se falar, mais fáceis de virar motivo de risada, mesmo que ainda existam coisas que não estejam certas, mas é besteirol americano, a gente até já espera que alguns comportamentos politicamente incorretos estejam escancarados. O que surpreende é que as ideias estão muito bem conciliadas.

O Virgem de 40 Anos
The 40 Year Old Virgin
dir. Judd Apatow
★★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário