terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

REINO ANIMAL (2010)


É curioso como esse filme vai deixando rastros. Em REINO ANIMAL, a violência tem um peso extremamente determinante nas relações familiares. Elas são delineadas pela presença da violência, explícita ou não. A forma como essa família, tão ligada ao crime, é configurada exponencialmente pelas suas próprias marcas de transgressão e destruição, até nos gestos mais simples, como um momento de troca de afeto, ou quando as coisas são resolvidas, um acerto de contas, diz muito sobre como a violência se tornou a sombra da manutenção desses laços familiares.

Essas relações vão se confrontando à medida que a tensão cresce, e os gestos tornam-se imprevisíveis. Há toda uma linguagem por trás dessa complexa teia de relações no seio familiar, que contribui para a construção de uma hierarquia particular, onde a violência pontua a afinidade e a ligação entre os personagens. 

Há um discurso sobre fracos e fortes, que tem a ver com a descendência familiar/criminal. É algo que vai definir qual é o papel que o personagem principal desempenha nessa hierarquia, como quem passeia por todo aquele cenário do crime, mas absorve uma resistência, estando inserido em relações tão maleáveis, mistas. REINO ANIMAL observa como essa família disfuncional vai ruindo a partir das suas próprias configurações. E como ela senta na mesa para acertar as contas. 

O elenco: show de bola. Dá gosto de assistir um elenco que se destaca pela qualidade coletiva. E me dá vontade de conhecer mais do cinema australiano. 

Reino Animal
Animal Kingdom
dir. David Michôd (Austrália, 2010)
★★½

2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo blog incrível! Gostaria de lhe propor uma parceria de divulgação recíproca, o que acha? Se interessar, basta me avisar para que adicione seu link em nossa lista de blogs. Até!

    https://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Soup, obrigado pela visita, cara. Pode deixar que eu vou colocar seu blog aqui e tbm vou conferir ele. Abraço!!! :)

      Excluir