Polícia, Adjetivo é um dos filmes mais perspicazes e completos do chamado "novo cinema romeno". Porumboiu arquiteta uma crônica sobre o processo policial, envolto em todas as suas burocracias, com um tom que alterna entre um humor contido, irônico e uma seriedade seca, marca do realismo que esse cinema carrega e que integra o olhar que o filme tem sobre seu protagonista: um policial que é designado a prender um adolescente apenas por ele estar consumindo maconha. Ele reluta em fazê-lo por crer que a prisão é desnecessária e será nociva ao adolescente. O filme acompanha os passos da investigação vagarosa que o policial procede, a fim de descobrir se há algum traficante fornecendo a droga para o jovem, e também para livrá-lo do peso de uma infração que, na Romênia, é visto como um grave delito.
O filme se tensiona justamente ao colocar em análise as visões sobre moral, lei, justiça e criminalidade, dando à crônica um tom necessariamente crítico, quando coloca todo o espectro da investigação do policial, capturada com certo tédio e vagareza, em torno de um caso pequeno, que diante daquelas leis absurdas torna-se um problema enorme. Há uma certa ironia nisso também, mas o melhor do filme está na forma como ele exercita seu clima rigído e ao mesmo tempo jocoso, em torno de um senso de ironia que está ali para contradizer a seriedade à qual o filme se entrega em toda a sua extensão.
Porumboiu molda seu filme sem se distanciar muito do que estamos acostumados a ver no cinema romeno, com a habitual inserção de planos longos e demorados, costurados à narrativa com primor, mas com a consistência suficiente que um filme que pretende justamente excomungar o gênero de cinema policial poderia exercitar, com um roteiro aparentemente simples, porém muito denso, e um elenco em sintonia com as propostas do longa. É um filme admirável e um dos meus romenos favoritos.
Polícia, Adjetivo
Politist, Adjectiv
dir. Corneliu Porumboiu
★★★★
Polícia, Adjetivo
Politist, Adjectiv
dir. Corneliu Porumboiu
★★★★
Nenhum comentário:
Postar um comentário