Em O Apartamento, novo filme de Asghar Farhadi (diretor dos ótimos A Separação, À Procura de Elly e O Passado), Rana e Emad vivem um casamento prestes a desabar, como um edifício rabiscado por frágeis e profundas rachaduras. Passando por momentos turbulentos, o casal é afetado drasticamente por um acontecimento envolvendo Rana, a mulher, que acaba se acidentando no banheiro após a entrada de um estranho no apartamento recente deles. A busca por vingança e redenção toma rumos drásticos, e a trama de O Apartamento é abraçada pelo suspense e temperada pela tensão, impecavelmente arquitetada por Farhadi, que a cada filme reafirma seus talentos e a maestria de seu cinema com histórias que exploram dúvidas morais e conflitos entre personagens cujos destinos se entrecruzam.
O thriller é guiado pelas performances irretocáveis de Shahab Hosseini (que ganhou o prêmio de interpretação masculina no Festival de Cannes em maio do ano passado) e Taraneh Alidoosti, que dão vida a um casal de atores encenando a famosa peça "A Morte do Caixeiro Viajante" (ou Death of a Salesman, de Arthur Miller) e atravessando uma crise no casamento. Quem conhece o cinema de Farhadi sabe como o cineasta trabalha bem temáticas envolvendo moralismos, e neste filme não foi nada diferente. Dados os contextos aos quais a história do filme se apoia, é bastante compreensível que este seja um filme tão complicado de se captar, sob certas perspectivas, já que depende basicamente das metáforas às quais adere.
De longe, é um dos filmes mais inteligentes e intrigantes de Farhadi, embora caso seja observado de perto, não consiga esconder certos deslizes e tropeços na narrativa, que às vezes soa demais confusa, mas que cumpre seu dever. A construção das personagens é bastante irregular, ainda que nitidamente exista a tentativa de conferir consistência à elas, mesmo que de forma tão embaçada.
Quem está familiarizado com a peça de Arthur Miller provavelmente captará com facilidade o que ele quer dizer com este filme, que reúne contextualizações aproximadas da peça e que tornam mais compreensíveis as intenções da trama. O Apartamento possui um gostinho teatral, mesmo assim sua veia cinemática está bem definida, a presença de artifícios cinematográficos que ajudam a compor a atmosfera do filme (a fotografia e a montagem, por exemplo) estão muito bem definidos.
O Apartamento (Forushande)
dir. Asghar Farhadi
★★★★
★★★★
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