Que bela surpresa é este Uma Mulher Exemplar (talvez mais lembrado pelo título americano Woman Walks Ahead), filme que tive o prazer de conferir nesse final de semana, não esperando que iria se tratar de um trabalho encantador e cheio de surpresas. Comecemos falando de Jessica Chastain, que foi a pessoa cuja presença me fez conhecer o filme, e que está magnífica nele, no papel de uma artista nova-iorquina chamada Catherine Weldon que viaja até o estado de Dakota para pintar o retrato de um líder indígena, o Touro Sentado. Sua chegada ao lugar acaba atraindo atenções indesejadas de figuras de muito poder que querem impedi-la de entrar em contato com os indígenas. Seu envolvimento com o Touro Sentado a leva a testemunhar o conflito de interesses entre os latifundiários e os chefes das tribos locais que querem proteger as suas terras e suas culturas.
A surpresa está justamente na sensibilidade com que o filme é feito, o olhar de humanidade e afeto para uma história de tamanha importância como essa, sem falar nas muitas cenas e cenários marcados por um trabalho de fotografia delicado e que valoriza as belíssimas paisagens do ambiente onde o filme se passa. Não é apenas Chastain que está em ótima forma no elenco: Sam Rockwell e Michael Greyeyes, este último no papel de Touro Sentado, estão incríveis.
É bom relembrar, ainda mais em tempos como esses, que a América foi um país moldado e pavimentado pelos conflitos entre os colonizadores e os indígenas, esses últimos tiveram a sua cultura dizimada e foi com o sangue deles que o país como o conhecemos hoje se ergueu, graças aos genocídios de diversos povos e nações indígenas. O retrato histórico de Susanna White traz à tona a reconstrução e a lembrança dessa cultura muitas vezes esquecida e da forma como os americanos a desrespeitaram para arquitetar uma nação civilizada e "próspera".
O poder dessa história como poucos a conhecem é impressa justamente no encontro entre uma mulher branca da alta sociedade nova-iorquina com uma figura indígena imponente e de muito respeito que lutou para preservar sua cultura e as terras que estavam sendo tomadas. Várias cenas belíssimas entre os personagens de Chastain e Greyeyes costuram a beleza dessa obra ímpar, que consegue ser poética, dolorosa, tocante, importante e muito necessária ao cinema americano atual. Que não seja mais um filme a passar em branco, já que está sendo tão pouco falado, sendo ele um exemplar que merece ser visto e lembrado pela sua potência.
Uma Mulher Exemplar
Woman Walks Ahead
dir. Susanna White
★★★½
Nenhum comentário:
Postar um comentário