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Parasite, de Bong Joon-Ho, é forte concorrente à Palma de Ouro, que será entregue neste sábado. |
Perto de fechar o festival de 2019, e praticamente às vésperas da entrega dos prêmios, figuram alguns favoritos que podem cair nas graças do júri, e para completar a lista que já está cheia, temos um exemplar lá da Coreia do Sul: Parasite, de Bong Joon-Ho, é um dos únicos a duelar com o ainda grande favorito Dolor y Gloria na disputa dos prêmios. Bong é diretor de O Hospedeiro e Expresso do Amanhã. Competiu pela Palma pela primeira vez em 2017, com Okja.
Em uma semana badalada, o festival presenteou o público e a crítica com alguns dos trabalhos mais esperadas da seleção deste ano. Talvez falando do filme mais esperado, falamos de Once Upon a Time in... Hollywood, de Tarantino, que ganhou os holofotes essa semana (em seu tapete vermelho desfilaram Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie) e a atenção da crítica em geral. Tarantino, que há duas décadas levava a Palma de Ouro pra casa por Pulp Fiction, há 10 anos não exibia um filme lá (desde Bastardos Inglórios), motivo que tornou o retorno ainda mais aguardado. Elogiado, mas também detratado (principalmente pela crítica estrangeira), o filme esteve envolvido em polêmicas (Tarantino foi grosso com os repórteres durante a conferência após ser criticado) mas também teve uma sessão lotada e com direito a uma ovação demorada.
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Pitt, DiCaprio, Tarantino e Robbie em conferência |
Em uma semana badalada, o festival presenteou o público e a crítica com alguns dos trabalhos mais esperadas da seleção deste ano. Talvez falando do filme mais esperado, falamos de Once Upon a Time in... Hollywood, de Tarantino, que ganhou os holofotes essa semana (em seu tapete vermelho desfilaram Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie) e a atenção da crítica em geral. Tarantino, que há duas décadas levava a Palma de Ouro pra casa por Pulp Fiction, há 10 anos não exibia um filme lá (desde Bastardos Inglórios), motivo que tornou o retorno ainda mais aguardado. Elogiado, mas também detratado (principalmente pela crítica estrangeira), o filme esteve envolvido em polêmicas (Tarantino foi grosso com os repórteres durante a conferência após ser criticado) mas também teve uma sessão lotada e com direito a uma ovação demorada.
Retornos promissores, mas com recepções mornas, Matthias & Maxime, de Dolan, e Jeune Ahmed, dos Irmãos Dardenne, conseguiram chamar atenção. Dolan, com seu oitavo longa como diretor, foi elogiado por ter voltado ao terreno familiar, no Canadá, visto que seus dois últimos filmes, feitos no exterior, foram extremamente mal-recebidos, inclusive seu mais recente projeto hollywoodiano, com um elenco estelar, passou em branco e nem chegou a ser lançado direito nos cinemas. Mas parece que agora, em casa, o diretor conseguiu voltar à forma com uma comédia romântica menos ambiciosa. Enquanto isso, os irmãos belgas, que na edição de 2016, assim como Dolan, também tinham sido recebidos a pontapés pelos críticos, voltaram com um trabalho mais desafiador, mais elogiado que o anterior, porém aquém de outros grandes filmes da dupla dessa década, como O Garoto da Bicicleta ou Dois Dias, Uma Noite.
Frankie, ainda que recebido com certo entusiasmo, é um concorrente fraco à Palma. É a primeira vez que Ira Sachs concorre, e traz Isabelle Huppert, presença mais que especial no festival, numa atuação celebrada (talvez o júri dê o prêmio pra ela?). Gomera, do romeno Corneliu Porumboiu, um thriller aplaudido que, se não está tão concorrido para a Palma, está saindo com elogios do festival. The Wild Goose Lake recebeu comparações a Hitchcock, mas também ficou desvalorizado numa competição curiosamente acirrada e com promessas acima da média.
resumo de 20 a 22 de maio.
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Isabelle Huppert, uma das musas do festival, está em Frankie, de Ira Sachs |
Frankie, ainda que recebido com certo entusiasmo, é um concorrente fraco à Palma. É a primeira vez que Ira Sachs concorre, e traz Isabelle Huppert, presença mais que especial no festival, numa atuação celebrada (talvez o júri dê o prêmio pra ela?). Gomera, do romeno Corneliu Porumboiu, um thriller aplaudido que, se não está tão concorrido para a Palma, está saindo com elogios do festival. The Wild Goose Lake recebeu comparações a Hitchcock, mas também ficou desvalorizado numa competição curiosamente acirrada e com promessas acima da média.
resumo de 20 a 22 de maio.
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