No dia 5 de setembro de 1941, 75 anos atrás, chegava às telas um dos mais revolucionários, importantes e geniais filmes já realizados em toda a história. Quem dirigia, escrevia, produzia e encarnava o personagem principal no espetáculo era Orson Welles. Orson Welles? Ninguém jamais havia escutado aquele nome antes. Quem era Orson Welles? Aquele iniciante que havia despertado a dúvida nos produtores e a curiosidade nos espectadores era ninguém mais e ninguém menos que um dos maiores artistas, um dos maiores cineastas e intérpretes que qualquer pessoa na face da Terra jamais poderia ouvir falar de.
Nascia um gênio, e ao lado dele um épico cinematográfico infinitamente magistral, atemporal, exuberante e ambiciosíssimo. Cidadão Kane é o melhor do melhor. Jamais se viu (e veremos) algo tão inesquecível e grandioso como esta que é certamente uma obra lendária da sétima arte.
Não faltam explicações ou razões para o sucesso de Cidadão Kane. O talento de Orson Welles, a inovação (presente a cada sequência), recursos de fotografia excepcionais (inauditos para a época), técnicas de direção... Cidadão Kane foi o filme-revolução do século. Mais que marcante, um trabalho que nos brinda com um show de excelência, competência e qualidade.
A gente se sente presenteado com um filmaço desses. É por isso que pra mim essa resenha é quase um desafio. Falar de filmes tão bons assim, clássicos obrigatórios e cinco estrelas sempre é uma missão. Às vezes, a gente não consegue expressar em palavras a nossa gratidão, o nosso amor por um determinado filme. Por isso: obrigado, Orson Welles, onde quer que você esteja! Obrigado e parabéns por Cidadão Kane, uma das mais impactantes experiências cinematográficas que um cinéfilo pode ter.
Não conheço muito bem a filmografia do Orson, mas tem 4 filmes dele que pretendo ver em breve, que são A Marca da Maldade (se eu não me engano está disponível na Netflix), Falstaff, Othelo e Soberba, que alguns dizem ser tão bons quanto Cidadão Kane. Tem gente que diz que esses são até melhores que Cidadão Kane. Será?
Bem, só sei de uma coisa: Cidadão Kane é um filmaço. Um filme de primeira! Inesquecível em todos os sentidos. E pensar que esse foi o primeiro filme dele... Puxa vida, é um baita de um filme. Sensacional. Orson Welles é brilhante, um mágico do cinema. Cidadão Kane é inovação, é talento, é genialidade, é versatilidade, é sétima arte na veia. Orson Welles extrapolou as fronteiras de uma produção cinematográfica e arquitetou uma pérola de ângulos extraordinariamente inéditos. É incrível, simplesmente único! Cidadão Kane é majestoso. É justamente como o cartaz nos diz: "It's terrific!". Bravo, Orson Welles! Bravo!
Cidadão Kane (Citizen Kane)
dir. Orson Welles - ★★★★★
Nenhum comentário:
Postar um comentário