Faleceu na última terça-feira (19) aos 81 anos o cineasta Garry Marshall, diretor de filmes como Uma Linda Melhor, O Diário da Princesa, Um Salto para a Felicidade e outros, além de ter sido bastante aclamado e celebrado na TV, área em que começou a sua carreira como roteirista há mais de meio século. Garry tinha sido internado por conta de uma pneumonia e seu estado agravou-se.
Antes de se estabelecer como diretor de cinema na década de 90, Garry tinha trabalhado como roteirista, ator e diretor de diversos programas na televisão americana. Estão entre seus créditos de roteirista os títulos Fuzileiro das Arábias, The Lucy Show, The Dick Van Dyke Show, O Jogo Perigoso do Amor, The Odd Couple, Angie, Mork & Mindy (estrelando Robin Williams, quando o ator ainda não trabalhava com cinema), Happy Days entre outros seriados de sucesso. Não é por acaso que foi indicado por cinco vezes ao prestigiado Emmy, considerada a honraria maior da TV norte-americana.
Sua estreia no cinema deu-se em 1982, com o filme Médicos Loucos e Apaixonados (com Sean Young e Michael McKean). Veio a dirigir, anos depois, Amigas para Sempre, considerada uma das produções mais populares e queridas pelo público americano dos anos 80, e que inclusive recebeu 1 indicação ao Oscar na categoria Direção de Arte. Em 1990, veio o sucesso com Uma Linda Mulher, considerada sua obra-prima por muitos. O filme rendeu a Julia Roberts reconhecimento internacional e a primeira indicação da atriz ao Oscar, e uma vitória no Globo de Ouro.
E não foi só Julia Roberts que teve o privilégio de ser revelada por ele. Em 2000, Garry deu fama à Anne Hathaway em O Diário da Princesa, o 1º longa-metragem da cultuada intérprete, e sucesso de bilheteria. O último filme de Garry foi O Maior Amor do Mundo, lançado em maio desse ano. Descanse em paz, Garry Marshall!
Nenhum comentário:
Postar um comentário