terça-feira, 16 de agosto de 2016

Crítica: "DEPOIS DE HORAS" (1985) - ★★★★★


Que estranho e extraordinário esse filme, hein? Puxa vida. E olha que não é um filme tão famoso do Scorsese, e mesmo assim é uma obra-prima, prova de que o tio Marty sabe fazer cinema como nenhuma outra pessoa na face da Terra. Depois de Horas está entre os melhores filmes do gênio Scorsese. 

Um filme que não tem a mesma popularidade de grandes sucessos da filmografia dele como Taxi Driver ou Touro Indomável, mencionando dois dos clássicos mais aclamados e cultuados com sua direção, o que é bastante curioso, tratando-se de um trabalho tão inusitado e bom como esse. Um caso bem parecido com o de O Rei da Comédia, outro filme seu, também comédia, que quase ninguém comenta hoje em dia, mas é um filmaço.

Aliás, são muitas as semelhanças entre O Rei da Comédia e Depois de Horas. Os dois foram realizados seguidos, e compartilham várias similitudes. A começar pela qualidade. Eu, particularmente, gostei mais de Depois de Horas, mas O Rei da Comédia não fica atrás. Pra ser sincero, Depois de Horas é um filme pra lá de bizarro. Começa com um cara comum de Nova York cujo trabalho é operador de computador em um escritório que, após o expediente, se mete em várias enrascadas e situações esquisitas numa só noite. Bem bizarro.

O protagonista do filme é Griffin Dunne, um ator com quem eu não tenho muita familiaridade, mas que está numa performance de ouro, realmente sensacional. Rosanna Arquette, belíssima, também não está nada mal. Linda Fiorentino e Teri Garr também estão fenomenais. O elenco todo merece destaque, enfim. 

Muito bacana ver que o Scorsese sabe trabalhar direitinho com o gênero comédia, estabelecendo um equilíbrio perfeito entre os exageros da trama e o humor desleixado. Afinal, não é todo dia que a gente vê uma comédia dirigida pelo Martin Scorsese, né, meu povo? Uma comédia muito boa, por sinal. Tá legal que é uma comédia um pouco estranha, mas não deixa de ser excelente, brilhante. 

Na época, o filme ganhou o prêmio de Melhor Diretor em Cannes, o único que o Scorsese ganhou (se bem que poucos filmes dele foram lançados em Cannes). E, de fato, a direção é um ponto forte de Depois de Horas. Na verdade, todos os filmes do Scorsese são muito bem-dirigidos. Não foi nada diferente com Depois de Horas. O diretor de fotografia do filme é o alemão Michael Ballhaus, que trabalhou em outros filmes do Scorsese na fotografia. 

Depois de Horas (After Hours)
dir. Martin Scorsese - 

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