terça-feira, 16 de agosto de 2016

Crítica: "MEMÓRIAS SECRETAS" (2015) - ★★★


Depois do insucesso crítico de À Procura, Atom Egoyan retornou às telas com Memórias Secretas, estrelado por um dos atores canadenses mais queridos, Christopher Plummer, na pele de um senhor idoso que foge do asilo onde foi internado para se vingar da morte da esposa, Ruth. Alguns andam dizendo que é o melhor filme de Egoyan em anos. E, não vou negar, é um trabalho muito bem-feito que, apesar de simples, guarda em sua proposta uma séria complexidade. Embora eu seja um completo leigo no que diz respeito à filmografia de Atom Egoyan, admiro enormemente seu Memórias Secretas, mesmo que seja tão defeituoso algumas vezes. 

Creio que é unanimidade entre os que viram que a atuação de Plummer é impecável, solene, inesquecível. Mais uma vez, Christopher nos prova seu talento e sua dedicação, num desempenho comovente e realista, desesperador e trágico. Martin Landau, quem eu não via tão bem assim faz um bom tempo, aparece como um mero coadjuvante, cujo personagem adquire uma certa importância com o final chocante. 

Um filme bastante perspicaz e inteligente sobre vingança, personalidade, consequência, culpa, arrependimento e perspectiva. Memórias Secretas deixa a desejar em certos quesitos, mas é inegavelmente um trabalho primoroso, sensato, exímio, com um significado tão potente e tocante que chega a ser aterrorizante, tanto quanto a facilidade com a qual somos enganados, algo realmente assustador de tão poderoso. 

A sequência final é de uma força tão impactante que é impossível não ficar abalado diante de tamanha dolorosa revelação. Os lados se invertem num piscar de olhos, e o filme expõe com uma lenta frieza seu poderoso jogo de manipulação, para a nossa iminente surpresa e choque. Deste momento, tudo se esclarece, novos horizontes sobre a temática e o que é abordado em tela se revelam. E, é claro, a certeza dos elogios a Christopher Plummer, numa das melhores interpretações de sua carreira, e Atom Egoyan, um diretor que conheço muito pouco por quem, depois desta experiência atordoante, nutro interesse e curiosidade. Vou tentar ver, em breve, À Procura e O Preço da Traição, que são os únicos filmes dele que eu possuo em DVD. 

Memórias Secretas (Remember)
dir. Atom Egoyan - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário