O segundo semestre de 2016 acabou de começar e já no início dele várias estreias importantíssimas e badaladas vão desembarcando nos cinemas nacionais. Neste mês de agosto, chegam às telonas os aguardados Esquadrão Suicida, Café Society, Águas Rasas, A Comunidade, Francofonia, Lolo, Demolição, entre outros. Nesta quinta-feira, dia 04, as seguintes produções estrearão exclusivamente em São Paulo:
A Intrometida (The Meddler)
DIREÇÃO & ROTEIRO: Lorene Scafaria
GÊNERO: Comédia dramática
DURAÇÃO: 100 min.
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
PAÍS: Estados Unidos
DISTRIBUIÇÃO: Sony Pictures
ANO: 2015
Segundo longa-metragem de Lorene Scafaria (a mesma diretora da comédia Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo, estrelada pela dupla Steve Carell e Keira Knightley), A Intrometida estreou nos E.U.A. em abril desse ano apesar de ter sido produzido ano passado. O filme foi selecionado para o prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto. Com astros como Susan Sarandon, Rose Byrne e J.K. Simmons no elenco, A Intrometida narra a história de uma Marnie Minervini (Sarandon), recém-viúva com uma personalidade materna forte que não desgruda de sua filha adulta, Lori (Byrne). O filme foi extremamente bem recebido pelos críticos e especialistas e merece atenção. Está sendo bastante cotado ao ainda tão distante Oscar 2017, com as elogiadas performances de Susan e Rose se sobressaindo.
A Loucura Entre Nós
DIREÇÃO: Fernanda Vareille
GÊNERO: Documentário
DURAÇÃO: 75 min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
PAÍS: Brasil
DISTRIBUIÇÃO: Águas de Março Filmes
ANO: 2015
Livremente baseado no livro homônimo de Marcelo Veras, o documentário nacional A Loucura Entre Nós, a única estreia brasileira do gênero nesta semana é o filme de estreia de Fernanda Vareille, e se baseia em adentrar um hospital psiquiátrico e abordar a loucura de maneira nua e crua através da trajetória e do cotidiano dos pacientes do local. Entre indagações e retratos distintos daquilo que é considerado insano, o documentário fornece uma perspectiva completamente distinta e pessoal da temática. Vale conferir.
Esquadrão Suicida (Suicide Squad)
DIREÇÃO & ROTEIRO: David Ayer
GÊNERO: Ação/comédia
DURAÇÃO: 130 min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
PAÍS: Estados Unidos
DISTRIBUIÇÃO: Warner Bros.
ANO: 2016
Uma das estreias mais aguardadas do ano, Esquadrão Suicida chega aos cinemas nesta quinta, para a alegria dos fãs e dos que estavam esperando pelo filme já considerado um dos mais polêmicos e fervilhantes de 2016. Com um elenco de ouro (Viola Davis, Margot Robbie, Jared Leto, Will Smith, Cara Delevigne, Jay Hernandez, Adewale Akinnuoye-Agbaje, entre outros), o filme tem altas chances de se tornar um sucesso de bilheteria, ainda que não tenha agradado a crítica, que detonou a produção. Apesar da má recepção, é a estreia mais popular da temporada entre o público infanto-juvenil e adulto.
Fome
DIREÇÃO: Cristiano Burlan
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 90 min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
PAÍS: Brasil
DISTRIBUIÇÃO: Vitrine Filmes
ANO: 2015
Exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no ano passado e no Festival de Cinema de Brasília, o drama nacional Fome é uma boa pedida pra quem opta por um filme de circuito fechado e quer se afastar das estreias comerciais ou internacionais nessa semana. O filme, que foi inteiramente filmado em preto e branco, conta a jornada de um ex-professor da USP que virou mendigo e que luta para sobreviver nas ruas.
Negócio das Arábias (A Hologram for the King)
DIREÇÃO & ROTEIRO: Tom Tykwer
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 98 min.
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
PAÍS: Estados Unidos/Alemanha/França/Reino Unido
DISTRIBUIÇÃO: Mares Filmes
ANO: 2016
Tom Hanks vive um businessman à beira da falência que decide viajar para a Arábia Saudita no intuito de conseguir salvar seu negócio no novo filme de Tom Tykwer, o alemão que dirigiu Corra, Lola, Corra, Perfume e o controverso A Viagem (estrelado por Hanks). No elenco, também estão Alexander Black, Ben Whishaw e Sarita Choudhury. O filme foi elogiado e ganhou uma estreia bastante antecipada aqui no Brasil, levando em conta que é uma co-produção internacional longe de ser comercial. Merece ser visto.
O Monstro de Mil Cabeças (El Monstruo de Mil Cabezas)
DIREÇÃO: Rodrigo Plá
ROTEIRO: Laura Santullo
GÊNERO: Drama/suspense
DURAÇÃO: 75 min.
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
PAÍS: México
DISTRIBUIÇÃO: Pandora Filmes
ANO: 2015
O Monstro de Mil Cabeças, um dos maiores destaques do cinema mexicano dos tempos recentes, abriu a mostra Orizzonti no Festival de Veneza ano passado e recebeu 7 indicações aos Prêmios Ariel, o Oscar do cinema mexicano. Dirigido pelo cineasta uruguaio Rodrigo Plá, o filme conta a história de uma mulher cujo marido está doente e que se revolta contra o descaso do plano de saúde, tomando medidas radicais para que o marido consiga um tratamento apropriado.
Os Cavaleiros Brancos (Les chevaliers blancs)
DIREÇÃO: Joachim Lafosse
ROTEIRO: Joachim Lafosse, Bulle Decarpentries, Thomas van Zuylen
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 112 min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
PAÍS: França/Bélgica
DISTRIBUIÇÃO: Imovision
ANO: 2015
O novo filme do cineasta belga Joachim Lafosse (Perder a Razão, Propriedade Privada) chama-se Os Cavaleiros Brancos, é protagonizado por Vincent Lindon, um dos intérpretes mais competentes do cinema francês, e narra a jornada de um homem, Jacques Arnault (Lindon), presidente de uma ONG na África, que se arrisca para resgatar 300 órfãos vítimas da guerra civil e levá-los até a França, onde eles poderão ser adotados e levar uma vida em condições melhores. O plano acaba saindo do controle, mas a opção desistir não existe para esse homem. Foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto ano passado. Venceu o prêmio de Melhor Diretor no prestigiado Festival de San Sebastián.
Um Amor à Altura (Un homme à la hauteur)
DIREÇÃO & ROTEIRO: Laurent Tirard
GÊNERO: Comédia romântica
DURAÇÃO: 98 min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
PAÍS: França
DISTRIBUIÇÃO: Califórnia Filmes
ANO: 2016
Remake do filme mexicano Coração de Leão - O Amor Não Tem Tamanho, de Marcos Carnevale, Um Amor à Altura, estrelado por Jean Dujardin (vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2012 por O Artista) e Virginie Efira, explora a relação de uma advogada com um homem que conheceu por acaso, um cara que achou seu telefone na rua e quer devolvê-lo. Quando eles se encontram, a mulher se surpreende com a estatura do homem, que é relativamente baixo. Até que eles se apaixonam, e a mulher começa a ter certos problemas com ele por conta dessa característica. O filme é dirigido por Laurent Tirard, o mesmo de As Férias do Pequeno Nicolau e Astérix e Obélix: A Serviço de Sua Majestade, sucessos de bilheteria na França.
Vidas Partidas
DIREÇÃO: Marcos Schechtman
ROTEIRO: José Carvalho
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 90 min.
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
PAÍS: Brasil
DISTRIBUIÇÃO: Globo Filmes/Europa Filmes
ANO: 2016
Naura Schneider e Domingos Montagner interpretam Graça e Raul, que se apaixonam loucamente em plena década de 80 e constroem uma família juntos, até que em certo momento Raul muda de comportamento e passa a agredir a mulher. O filme, que se baseia nas estatísticas de violência doméstica no Brasil, leva a direção de Marcos Schechtman, mais conhecido pelos trabalhos como diretor de TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário