quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

SINDICATO DOS ROTEIRISTAS – WGA 2017 – OS INDICADOS


Foram anunciados hoje os indicados ao prêmio do Sindicato dos Roteiristas, o Writers Guild of America Awards, decisivamente importante para as categorias de roteiro no Oscar. 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

A Qualquer Custo – escrito por Taylor Sheridan
La La Land – escrito por Damien Chazelle
Loving – escrito por Jeff Nichols
Manchester à Beira-Mar – escrito por Kenneth Lonergan
Moonlight – escrito por Barry Jenkins/história de Tarell McCraney

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

A Chegada – escrito por Eric Heisserer
Deadpool – escrito por Rhett Reese & Paul Wernick
Fences – escrito por August Wilson
Estrelas Além do Tempo – escrito por Theodore Melfi & Allison Schroeder
Animais Noturnos – escrito por Tom Ford

MELHOR ROTEIRO – DOCUMENTÁRIO

Author: The JT LeRoy Story – escrito por Jeff Feuerzeig
Command and Control – escrito por Robert Kenner & Eric Schlosser/história de Brian Pearle & Kim Roberts
Zero Days – escrito por Alex Gibney

IMPRESSÕES

Deadpool aparece em Roteiro Adaptado e isso é muito surpreendente. Mas não é a primeira vez, já que em 2015 Guardiões da Galáxia também apareceu entre os indicados na mesma categoria – uma surpresa para uma produção do gênero –. Vale lembrar que Deadpool foi indicado também ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme (Comédia ou Musical) e Melhor Ator (Ryan Reynolds). A aparição do filme no Oscar é bastante incerta, mas, nunca se sabe. 

Moonlight e Loving, indicados a Roteiro Original, são considerados roteiros adaptados pela Academia. Os dois longas estão fortes na corrida, e o primeiro está bastante privilegiado, mas o segundo pode não aparecer na categoria.

Manchester à Beira-Mar, La La Land e A Qualquer Custo marcam presença certeira no Oscar em Roteiro Original. Ainda tem The Lobster, inelegível ao prêmio dos sindicatos, que continua firme e forte e pode surpreender. Sobra uma quinta indicação desocupada, que pode ser tanto a de Jackie quanto a de 20th Century Women ou, ainda – com quase nenhuma probabilidade – Até o Último Homem. Sem falar nos "esquecidos" Capitão Fantástico, Florence – Quem É Essa Mulher?, Miss Sloane, O Apartamento e Rules Don't Apply. A categoria está muito bem definida até agora, mas com fraca competitividade e altíssima previsibilidade (o favorito – há seculos – é Manchester à Beira-Mar). 

– Em Roteiro Adaptado, outra categoria muito bem definida, mas com chances de surpresa, temos no páreo um favorito elevadíssimo, A Chegada, competindo pau-a-pau com Animais Noturnos, o confuso e complexo thriller de Tom Ford, e Fences, um dos favoritos em atuação, mas que continua em off nas outras categorias. Estrelas Além do Tempo é um forte concorrente. Lion, o ausente, também tem chances de indicação. Com Deadpool na briga, um clima de incerteza pinta no ar, e o filme, aos poucos, garante seu lugar na próxima edição da estatueta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário