terça-feira, 8 de março de 2016

30 ROCK / 1ª Temporada


A primeira série de 2016. Entre umas e outras, me pegava vendo um episódio de 30 Rock na TBS, mas nunca tomei coragem pra ver uma temporada completa do seriado, uma das séries de comédia mais aclamadas e queridas da TV americana atual. Baixei no fim do ano passado a primeira temporada, e comecei a assistir semana passada. Hoje terminei os 21 episódios. Cara, que show fantástico! E a Tina Fey... Menina de ouro! A primeira temporada de 30 Rock introduz a farta lista de personagens frenéticos que circulam pelos corredores do 30 Rockefeller Plaza (subsidiária da General Electric e estúdio da NBC, rede americana) e os bastidores de um programa de humor.

A protagonista de 30 Rock é Liz Lemon (Tina Fey), roteirista do programa "The Girlie Show" que só faz uma coisa da vida: trabalhar, e trabalhar, e trabalhar mais ainda. A mulher não tem descanso. Mas ela fica a um passo de perder a cabeça de vez quando recebe a escabrosa missão de escrever novas esquetes para um fenômeno cinematográfico, Tracy Morgan (por ele mesmo), que estrelará o "The Girlie Show", agora re-intitulado "The Girlie Show with Tracy Morgan". Lemon também terá de aturar o mulherengo e teimoso, mas gentil, Jack Donoghy (Alec Baldwin), seu novo chefe e diretor da General Electric. 

Liz se mete nas mais desastrosas armações ao lado da sua trupe de roteiristas e de sua melhor amiga, a "decadente" Jenna (Jane Krasinski) a ex-estrela burra do "The Girlie Show". Há ainda o mensageiro ingênuo Kenneth (Jack McBrayer).

Tina Fey, criadora/produtora/Liz Lemon/roteirista/mulher do compositor (Jeff Richmond), faz malabarismos com truques de humor inventivos e complexos. 30 Rock é uma delícia de se acompanhar porque é humor de verdade, é uma comédia admirável e excelentemente bem-feita. As sacadas geniais, o elenco, a Fey... 30 Rock é um trabalho digno e incomparável. Uma dádiva, plausível.

1. Pilot

Descobrimos Liz Lemon, a idealista roteirista do programa "The Girlie Show", exibido no canal NBC. Também são introduzidos os personagens Tracy Morgan, Jack Donoghy e Jenna. A cena da gravação, com o gato arranhando a cara da personagem Jenna, é bastante engraçada. Legal ver também a química rolando entre a Liz e o Tracy. Não é o melhor episódio desta temporada, mas tem suas qualidades.

2. The Aftermath

Donoghy aborrece a Liz Lemon quando renomeia o programa "The Girlie Show" para "T.G.S. with Tracy Morgan", eclipsando a melhor amiga de Lemon. Pra "recompensar" o erro, Tracy dá uma baita festa em um iate, "supostamente" dele. Episódio cool, com boas piadas.

3. Blind Date

Jack Donoghy se solidariza com a Liz  e marca um encontro entre ela e um "amigo" dele. Para conquistar a equipe do roteiro, ele se infiltra num jogo de pôquer. Episódio o.k.

4. Jack the Writer

Jack se convida para Liz para integrar a equipe de roteiristas. A ideia deixa Liz maluca, e apesar dos esforços para mantê-lo longe da equipe, tudo é em vão. Ao mesmo tempo, ela tenta convencer a sua assistente Cerie a se vestir de maneira menos chamativa. Esse episódio é bem engraçado.

5. Jack-tor

Jack vira o protagonista de uma esquete e não está convencido de que sabe atuar, e entra em desespero. Liz teoriza a possibilidade de Tracy não saber ler. Liz reata com seu ex-namorado, Dennis. Outro episódio que tem momentos cômicos memoráveis.

6. Jack Meets Dennis

Dennis, ficante da Liz, invade o espaço de trabalho dela e dá um show de idiotice. Jack demonstra seu repúdio à relação e aconselha Liz a procurar um alguém melhor. Tracy odeia ser normal, e quando vê uma matéria numa revista o "acusando" de ser normal, entra em pânico. Jenna demonstra certa preocupação quanto à sua carreira.

7. Tracy Does Conan

Jack troca Jenny por Tracy Morgan para ser entrevistado por Conan O'Brien novamente, uma vez que Tracy foi desastrosamente ruim numa entrevista anterior. O único problema é que Tracy está fora de si: esqueceu de tomar os remédios e agora está surtando. Cabe a Liz tentar contornar a situação, com 0% de sucesso.

8. The Break-Up

Liz rompe com Dennis, mas depois se arrepende. A nova namorada de Donoghy é ninguém mais e ninguém menos do que Condoleezza Rice. Episódio bom e com ótimos segmentos bem-humorados.

9. The Baby Show

Liz começa a refletir sobre a idade e criar uma família. Jack sofre com a persistência da mãe, que não para de ligar para ele e que está pensando em se mudar para o cafofo dele. Tracy trava uma guerra com Josh, membro da equipe de roteiristas.

10. The Rural Juror

Jenna está animada com o lançamento de "The Rural Juror", seu novo filme. Liz acaba não gostando do filme e tenta esconder a sua opinião da amiga. Tracy inventa a "máquina de carne", instrumento que promete revolucionar o consumo de sanduíches. Jack acaba aprovando a ideia e passa a estimular a imaginação de Tracy. Episódio de ouro. Um dos melhores da temporada.

11. The Head and the Hair

Liz e Jenna apelidam secretamente dois executivos do setor da General Electric: o "cabeça" e o "cabelo". É um dia especial no 30 Rock: Jack dá a oportunidade ao empregado mais baixo, Kenneth, para ser "chefe por um dia", e inverte de lugar com ele. Bom episódio.

12. Black Tie

Liz é o par de Donoghy no jantar de um príncipe austríaco. Jenna entra de penetra na festa após mostrar os peitos para o segurança e acaba atraindo o príncipe, um homem sem as pernas e os braços, pálido feito neve e deformado. Jack dá de cara com a ex-mulher, Bianca (interpretada pela Isabelle Rosselini, vejam só!). Jack conta para ela, mentindo, que Liz é sua noiva, e Bianca, numa crise de ciúmes, a ataca. O melhor episódio da temporada.

13. Up All Night

Dia dos Namorados. Liz recebe flores acidentalmente de um cara de outra divisão, cuja namorada se chama Liz Lemler (Anna Chlumsky). O grupo de roteiristas se reúne no 30 Rock para uma noitada. Episódio engraçado, um dos melhores. Curioso aquele jogo "casar, transar ou matar".

14. The C Word

A nervosa e rude Liz tenta mudar um pouco depois de ouvir certos relatos desagradáveis sobre a sua personalidade. Jack leva Tracy a um jogo de golfe, onde os dois se encontram com o "poderoso chefão" da General Electric, o C.E.O. Don Geiss. Episódio razoável.

15. Hard Ball

Jack decide usar a ideia de Kenneth sobre um programa, mas nem tudo dá certo. Liz convence Donoghy a não demitir Josh. Péssima decisão.

16. The Source Awards

Tracy Morgan entra para a lista negra de um poderoso produtor musical quando nega a ele a entrada em sua festa. Como forma de redenção, ele só vê uma saída: apresentar o The Source Awards. Liz acaba se decepcionando num encontro e tenta convencer o rapaz de que não está dando um fora nele só por causa dele ser negro. A cena final é provavelmente a mais engraçada dessa temporada.

17. The Fighting Irish

Jack reencontra o irmão, que lhe noticia que o patriarca da família Donoghy faleceu. Abalado, Jack decide reunir toda a família, e só sobra confusão pro lado dele. Ao mesmo tempo, ele comunica Liz que ela terá de demitir um certo número de empregados. Todos passam a querer agradá-la, mas ela já tem um alvo: a "outra Liz".

18. Fireworks

Jack precisa encobrir a programação da NBC com um especial quando Tracy se ausenta, mas está sem ideias. Enquanto isso, ele passa a competir com um executivo de uma filial da NBC, e que está usando Kenneth para obter informações.  

19. Corporate Crush

Liz começa um relacionamento de amizade com Floyd, que era namorado da "outra Liz", mas a largou depois que ela foi promovida por Jack. Enquanto isso, Jack se apaixona pela consultora de arte Phoebe (a sexy Emily Mortimer).

20. Cleveland

Liz fixa-se com o namorado Floyd, e ambos planejam se mudar para Cleveland. Mas nada é o que parece. Tracy decide sumir do mapa quando descobre que "A Cruzada Negra" está atrás dele. Jack pede Phoebe em casamento.

21. Hiatus

Episódio final da 1ª temporada. É divertido, embora um pouco dramático. Floyd está longe da cidade e desencontros de comunicação simulam um rompimento entre ele e Liz. Enquanto isso, Liz descobre quais são as intenções da Phoebe e Jack fica doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário