sábado, 11 de abril de 2015

Crítica: "LIVE AT THE BEACON THEATER" (2011) - ★★★★


Dono de uma personalidade única e inteligente, cômica e absurda, Louis C.K., humorista talentoso, é famoso pelo seu trabalho no seriado Louie, no entanto pouco reconhecido por sua carreira nos palcos, escancarada nesta comédia stand-up sensacional, que tanto explora o cotidiano, os desejos, os medos e os casos do comediante, tanto nas visões pessoais quanto nas visões gerais, ambas - pelo que parece - glorificadas pelo público.

Live at the Beacon Theater, gravado em 2011 durante a apresentação humorística de Louis no local do título, trata-se de um filme-teatro excelente e tão quanto engraçado. Não é tão comum ver filmes que levam como proposta exibir completamente uma apresentação stand-up. De fato, a história amplamente é reservada a então mostrar, tal como o seriado, a vida e as peculiaridades de um homem dedicado à comédia, que vive do stand-up, das risadas e dos aplausos. 

O show de Louis C.K. parece ser bem dividido e ambíguo, por sinal. Enquanto ao mesmo tempo C.K. persiste em recriar todo um universo pastelão utilizado piadas sobre órgãos genitais, ânus, e etc... Mas de uma forma genialmente inovativa. Essa é a característica particularmente excelente do talento teatral de Louis: sua originalidade ao reutilizar recursos humorísticos sob novos padrões. Ainda que presente, Louis tenta fugir das velhas piadas sobre o mundo comum, criando sob seu método situações de cunho desfuncional, a maioria das vezes erótico e irreal.

Assistindo ao filme, recordei que fazia um bom longo tempo que não dava uma checada no Comedy Central, canal que tão frequentemente visitava e então apreciava, por até alguns programas específicos como o Stand-Up Comedy, tanto a versão americana quanto a versão brasileira, ambas extremamente engraçadas. No entanto, inversamente como eu pensava, o filme não foi produzido pelo Comedy Central, canal onde Louis já trabalhou anteriormente, mas sim pela HBO - o que não é de se estranhar, já que realmente o canal só pegou conteúdo cinematográfico bom nos últimos tempos.

Faço uma breve confissão aqui: eu gostaria de levar uma vida de comediante, ser aquele cômico de gênio detalhista e versátil, tal como o gênio de Louis. Gostei bastante de Live at the Beacon Theatre, de piadas ótimas, conteúdo de primeira que merece ser reconhecido. 

Live at the Beacon Theater
dir. Louis C.K. - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário