quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Crítica: "ESPECIALISTA EM CRISE" (2015) - ★★


A Sandra Bullock é uma das únicas atrizes que eu consigo aturar mesmo em produções ruins, como aconteceu em Especialista em Crise. E a questão, nesses casos, nem é se ela está numa performance boa ou não. É fácil simpatizar com a Sandy em qualquer situação, e isso facilita um pouco a digerir Especialista em Crise, ainda que o mesmo seja uma catástrofe só.

Do cineasta independente David Gordon Green, cuja filmografia é meio bagunçada, Especialista em Crise rende pela Sandra e nada mais. Resumindo, na grande parte do tempo, é a bela de uma perda de tempo. O filme tenta parecer sério pintando de "filme político", mas foge do tema e se complica todo. Gordon Green falha novamente, pra variar.

O ambíguo título nacional já causava um pouco de interesse (e o original também, Our Brand Is Crisis). Os boatos de que a performance da Bullock a renderia uma terceira indicação ao Oscar, lá no ano passado, também reforçavam essa curiosidade. E, se não fosse pela concorrência, caso ela fosse indicada eu não reclamaria. O problema é o filme. Especialista em Crise narra a jornada de um grupo de assessores americanos na Bolívia durante uma eleição presidencial. A aposentada estrategista política Jane Bodine (apelidada de 'Jane Calamidade' pela mídia) é contratada para ajudá-lo. E lá se vai ela e turma para a Bolívia.

Mas a confusão em Especialista em Crise empossou-se da produção desde o começo do planejamento. Em 2007, foi noticiado que Grant Heslov e George Clooney estariam trabalhando na adaptação do documentário de 2005 Our Brand Is Crisis. Até aí, ok. A partir daí, o andamento da película seguiu em off. Entre umas e outras, em 2014 o projeto foi retomado e Heslov e Clooney apenas seriam creditados como produtores. Gordon Green assumiu a direção, e Sandy foi divulgada como protagonista.

Especialista em Crime peca no retrato adverso de sua história (livremente inspirada em fatos) e que não cola com o ritmo do estilo fílmico assumido. O longa encontra tempo e espaço pra satirizar mas depois faz um bolo dramático com os personagens de sua trama que simplesmente não dá pra engolir. Não há síntese nem coerência. Especialista em Crime anseia em exibir que é perito em um assunto que na realidade não domina. É tudo uma brincadeira impertinente. Não há maturidade, muito menos organização.

Nada passa do superficial. O elenco é desperdiçado à toa. Sandy, Billy Bob Thornton (sumido), Zoe Kazan, Anthony Mackie... Nada de nada. Ver o filme logo se transforma numa experiência repugnante, desconfortável. O roteiro é repleto de furos (pior ainda é que o roteirista é um cara bom, Peter Straughan, o mesmo de O Espião que Sabia Demais e Wolf Hall) e desconexo. Enfim, Especialista em Crise é um saco que só. Um filme deplorável. E a Sandy, apesar de tudo, em boa forma.

Especialista em Crise (Our Brand Is Crisis)
dir. David Gordon Green - 

Um comentário: