Que decepção! Eis um filme que desperdiçou quase intencionalmente toda a sua chance de ser um verdadeiro espetáculo, o que ele certamente não é. Confuso, mal detalhado, ridiculamente insensato e um dramalhão de primeira, 3 Corações até que pode levar consigo um elenco dotadíssimo, mas não é tão interessante quanto aparenta e, à medida em que vai terminando, vira uma catástrofe. É tanto que eu não consigo definir a minha ira em palavras. Charlotte Gainsbourg, Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Benoît Poelvoorde, todos muito talentosos, uma pena que o filme é o inverso dessa dedicação que seu elenco conspira.
O roteiro é todo recheado com defeitos, uma vez que é impossível não ficar confuso com a sucessão dos eventos dentro da enrugada e pouco inventiva trama, os atores são pouco aproveitados, já que seus personagens também não são bem montados... É tudo um lixo. 3 Corações não passa disso. Um lixo. Um contador, Marc, após perder o último trem numa cidadezinha do interior, dá de cara com Sylvie, uma mulher que aparenta estar fragilizada, toda pra baixo. Os dois são as únicas vidas presentes no cenário da cidade, praticamente vazia pela noite. É o aniversário de Marc, mas ele e a misteriosa mulher nem sequer trocam telefones ou nome, após uma longa conversação. Eles apenas marcam um encontro em Paris. No dia do tal encontro, Marc desmaia no estacionamento do trabalho e perde Sylvie, que, cansada com a demora, abandona o encontro. Mas uma nova chance lhes é reservada: Marc conhece Sophie, a irmã de Sylvie, e se casa com ela pouco tempo depois de conhecê-la, com Sylvie morando nos Estados Unidos.
É uma história que poderia dar certo, mas não. É toda picotada, sem sentido, um falso romance com um quê de suspense por nada. Fico me perguntando o que Benoît Jacquot, diretor francês do longa, com o qual não sou lá muito bem familiarizado, pretendia com esse filme. Há uma falta de tecnologia na elaboração dos elementos, uma fraca narrativa que não anda, fica parada sem fazer porra nenhuma. Qual é? Fica difícil gostar de um filme assim, tão complicado por falta de qualidade e desnecessário. É simplesmente uma desgraça. Exibido no Festival de Veneza ano passado, onde (logicamente) não conquistou nenhum prêmio.
3 Corações (3 Cœurs)
dir. Benoît Jacquot - ★
Nenhum comentário:
Postar um comentário