domingo, 3 de janeiro de 2016

Adeus, VILMOS ZSIGMOND (1930 - 2016)


Foi divulgado hoje, domingo, o falecimento do diretor de fotografia húngaro Vilmos Zsigmond, aos seus 85 anos de idade. Zsigmond faleceu no dia primeiro deste ano, última sexta, segundo seu sócio empresarial, Yuri Neyman. A notícia foi divulgada pela revista Variety. Tendo eu acompanhado de perto o trabalho de Vilmos, deixo aqui o pesar com que recebo essa notícia, tendo o húngaro sido um dos mais importantes e melhores mestres da fotografia de todos os tempos, de um currículo abarrotado de pérolas, exemplares sublimes do seu talento para o visual cinematográfico.

Após ter fugido da Hungria, ainda estudante, ao lado do também diretor de fotografia húngaro László Kóvacs, uma vez perseguidos pelo governo, Zsigmond estabeleceu-se em Hollywood, e na década de 60 passou a trabalhar dentro da indústria cinematográfica (seu primeiro longa-metragem foi Tara Diabólica, 1963); De lá pra cá, são aproximadamente 100 créditos de fotografia entre produções de cinema e de televisão. 

No cinema, figuram na lista de diretores com quem trabalhou Michael Cimino, Martin Scorsese, Steven Spielberg, Robert Altman, George Miller, Brian de Palma, Mark Rydell, John Boorman e mais recentemente Woody Allen (Melinda e MelindaO Sonho de Cassandra Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos). Vilmos foi indicado ao Oscar quatro vezes, tendo vencido na primeira indicação, em 1978, por Contatos Imediatos do Terceiro Grau, clássico de Spielberg.

Fique em paz, sr. Zsigmond! Só tenho de agradecer ao trabalho triunfal de mais de meia década em dedicação à sétima arte, de inúmeras contribuições ao universo do visual e da fotografia dentro do cinema. Segue o ranking dos melhores filmes de Vilmos. 

Top 10

2. Contatos Imediatos do Terceiro Grau
3. O Franco Atirador
4. Um Tiro na Noite
5. As Bruxas de Eastwick
6. O Portal do Paraíso
7. A Fogueira das Vaidades
8. A Chave do Enigma
9. Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos
10. Invasão de Privacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário